• Home
  • /
  • Destaques
  • /
  • VIAGEM AO PASSADO: Relatos das primeiras viagens de trem entre Serra Talhada e Recife

VIAGEM AO PASSADO: Relatos das primeiras viagens de trem entre Serra Talhada e Recife

Foto cedida pelo vereador Dedinha Inácio

A foto acima é da chegada do primeiro trem de passageiros em Serra Talhada, justamente no dia da inauguração da Estação Ferroviária, em 07 de fevereiro de 1957. O transporte ferroviário aproximou a cidade sertaneja da capital. Muitos serra-talhadenses desembarcaram a primeira vez em Recife, saindo de um vagão de um trem.

Apesar de ser um veículo moderno para a região, a qualidade dos serviços prestados pela empresar RFFSA era questionada por usuários do meio de transporte. Um desses usuários era o Souza Neto (1957) – não se sabe se era seu nome verdadeiro ou codinome -, que em um texto escrito para o Diário de Pernambuco, denominado de “Suplícios Modernos”, no qual faz duras críticas “a falta de conforto” e nas “péssimas qualidades dos serviços” oferecidos pela empresa responsável pelos trens:

Depoimento
[…Conforto? Nem é bom falar! Neste meado de século XX, na era do ar condicionado, das cabines pressurizadas, dos assentos de espumas e das poltronas recicláveis, viajar de Serra Talhada a Recife no comboio da Rede Ferroviário do Nordeste, constitui em uma epopeia digna de registro. É uma prova de tenacidade, uma demonstração de caturrice.

Recebe-se poeira até na menina dos olhos. Vê-se ali pelos mais comezinhos princípios de higiene. E que dizer das privadas, sempre fétidas, e dos restaurantes (quando os há) onde a comida é escassa, mal feita e astronomicamente cara, culminado tudo isso, as desatenções dos copeiros que vêm no ocasional freguês um inimigo em potencial. E o fumo e os ciscos atirados pelas “maria-fumaça”, e o bamboleio e o ranger dos carros que danças sobre os trilhos obsoletos e mal seguros? …] (Diário de Pernambuco, 21 de dezembro de 1957).

*Texto extraído do livro “SERRA TALHADA: CEM ANOS EM QUARENTA (1940-1980)”, publicado em 2019.

Deixe seu comentário