• Home
  • /
  • Destaques
  • /
  • VIAGEM AO PASSADO: A influência do Padre Jesus em Serra Talhada

VIAGEM AO PASSADO: A influência do Padre Jesus em Serra Talhada

Por Paulo César Gomes

 

A foto em destaque é do Padre Jesus, religioso de origem espanhola que fez história em Serra Talhada, logo após a sua chegada à cidade. O registro fotográfico encontra-se exposto na Casa da Cultura. Na imagem verificamos que o Padre Jesus encontra-se cercado por várias crianças, atrás é possível ver os detalhes da Igreja Matriz da Penha que na época estava em construção. É Possível este seja um dos raros registros da torre do templo que foi demolida em 1939, em função de problemas nas estruturas.

HISTÓRICO DO PADRE JESUS

Em 18 de dezembro de 1904, nascia no Distrito de Cereso, região de Burgos, Espanha. Jesus Garcia Riaño, o Padre Jesus. Ele chegou ao Brasil no dia 5 de junho de 1933, indo servir no Bispado de Barra do Rio Grande, no Sertão do São Francisco, na Bahia.

Após passar pelas paróquias de Pesqueira e Pedra, na região Agreste de Pernambuco, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Penha, na então Vila Bella, em 18 de dezembro de 1936, exatamente no dia em que completou 32 anos de idade.

Padre Jesus ficou à frente da paroquia de Nossa Senhora da Penha por 54 anos.

Em 1990, em função dos problemas de saúde, Padre Jesus foi substituído pelo então Padre Egídio Bisol, hoje Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.

O Monsenhor Jesus Garcia Riaño, faleceu 12 de outubro de 1991 – dia da padroeira do Brasil – aos 86 anos. No dia seguinte foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Penha.

Deixe seu comentário