FOTOS HISTÓRICAS: Postos de combustíveis que fazem parte da história de Serra Talhada

Por Paulo César Gomes
 
 
A foto em destaque é da Casa Nunes, que pertenceu a Miguel Nunes de Souza, que foi vereador e vice-prefeito da cidade. A Casa Nunes ficava localizada na Praça Sérgio Magalhães.
Lá se vendia de tudo, sendo que um dos produtos mais procurados era a gasolina. É sabido que, o automóvel chegou a cidade entre 1910 e 1920, mas não se sabe bem como esses veículos eram abastecidos de combustível.
A foto da Casa Nunes é do final da década de 1940, o que para alguns pesquisadores seria um registro de que o comércio foi um dos primeiros postos de gasolina de Serra Talhada.
Ao longo dos anos vários comércios de combustíveis foram surgindo no centro da cidade. Um desses comércio foi o posto de gasolina do ex-vereador Saraiva de Alencar, localizado na Rua Enock Ignácio de Oliveira, que funcionou entres ás décadas de 1970 e 1980.
No entanto, o mais tradicional e histórico posto de gasolina da cidade é, sem dúvida, o Posto Três Irmãos, um comércio que foi criado há quase 50 anos. Na foto abaixo é possível ver como o velho posto era em 1980.
          Depoimento feito pelo amigo José João de Souza:
“Conforme consta no livro: “VILA BELA, OS PEREIRAS E OUTRAS HISTÓRIAS”, do historiador Luís Wilson, a primeira bomba de gasolina de Serra Talhada, foi instalada por João Gomes de Lucena. Luís Wilson continua, João Gomes foi para Vila Bela em 1929, residindo antes em Rio Branco (Arcoverde), dois ou três anos, possuía, então, uma tropa de burros com a qual almocrevava em todo sertão, adquirindo, depois 3 ou 4 caminhões e instalando em Serra Talhada a primeira bomba de gasolina (Esso) na avenida que atualmente tem o seu nome.”
                E continua José João de Souza:
“Pelo modelo do caminhão mais novo na foto, percebe-se que a foto é dos anos 40 pra cá. A antiga Rodovia Central de Pernambuco (atual BR-232), começou a ser construida em Caruaru com a seca ocoocorr no ano de 1932, pela antiga, Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (atual DNOCS), chegando em Serra Talhada de ano de 1938 ou1939. Um dos Postos de Gasolina mais antigo do município de Serra Talhadas foi o de Varzinha, de Silvino Firmino de Lima, no ano de 1949, Silvino já estava expandindo seus comércio de gasolina para cidade de Salgueiro”.

Deixe seu comentário