FOTO HISTÓRICA: Praça Agamenon Magalhães e Igreja do Rosário do Pretos em Serra Talhada, na década de 1970

Por Paulo César Gomes
 
 
A imagem acima é de um dos pontos históricos mais importantes de Serra Talhada e foi em meados da década de 1970, trata-se da Praça Agamenon Magalhães, o marco zero da cidade. Na fotografia é possível ver os detalhes do casario da praça, a chaminé da antiga usina, a Igreja do Rosário, a antiga casa do Coronel Cornélio Soares (prédio onde funcionou a APAE), a fachada do Cine Art  e os contornos da antiga praça.
No entanto, o detalhe mais chamativo é o grupo de crianças brincado e se divertindo, justamente a onde atualmente existe os degraus da Concha Acústica.
Nessa época, era comum que as crianças fossem vistas no meio das praças e das ruas. Infelizmente, diversos fatores afastaram as crianças das ruas: a violência, o trânsito, a televisão, o computador, o celular, e agora, o novo coronavírus. A modernidade veio para mudar os costumes e os hábitos das pessoas.
Vale registrar que a Escola Reunidas Ana Ribeiro funcionava em um imóvel próximo do Cine Art, no prédio onde funcionou a agencia dos Correios da cidade, ainda no início do século XX.

Deixe seu comentário