• Home
  • /
  • Destaques
  • /
  • FOTO HISTÓRICA: Igreja do Rosário em plena as comemorações de 7 de Setembro de 1946

FOTO HISTÓRICA: Igreja do Rosário em plena as comemorações de 7 de Setembro de 1946

Por Paulo César Gomes

A foto em destaque é da Igreja do Rosário, em Serra Talhada, em 07 de setembro de 1946. Toda a movimentação no entorno da Igreja se dava, porque ao lado esquerdo do templo, estava localizada a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

O registro indica que ali estava ocorrendo um evento sócio-politico-cultural importante, visto que tratava-se data da Independência do Brasil, e aquele era o primeiro ano do pós-Estado Novo, um modelo de ditadura implementado por Getúlio Vargas.

Outro detalhe importante, é que no dia seguinte iria ser celebrada as festividades de Nossa Senhora da Penha, a padroeira da cidade. Vale destacar que apesar de não estar concluída, a Igreja Matriz já era usada pelo então Padre Jesus para as missas e eventos religiosos. Enquanto que, a Igreja do Rosário, era utilizada esporadicamente, isso porque não havia um padre para assumir as atividade do templo, mas é possível que nessa data pudesse ter ocorrido algum evento religioso, visto que alguns andores e bandeiras com imagens são observados na imagem.

Outro detalhe importante é alegria das crianças, certamente estavam encantadas em ver um fotógrafo utilizando uma máquina bastante singular para a época.

Deixe seu comentário